family making breakfast in the kitchenFora de ordem

Colesterol: o bom vilão

O colesterol está associado a maior risco de infarto e AVC. A manutenção de baixas taxas de colesterol no sangue reduz os riscos de morte por causas cardiovasculares e aumenta a expectativa de vida.

Mas o colesterol é uma gordura (lipídio) necessário ao corpo humano. Faz parte da estrutura das membranas celulares, das moléculas de estrógeno e testosterona, participa do metabolismo da vitamina D. O fígado produz e armazena o colesterol em moléculas de alta densidade (HDL) e em moléculas de baixa densidade (LDL). Quando as moléculas de baixa densidade estão em excesso no sangue, elas inflamam as paredes dos vasos sanguíneos e propiciam o desenvolvimento de placas de aterosclerose (placas de gordura). Essas placas podem obstruir o fluxo de sangue por estas artérias e causar infarto e AVC.

A maior causa de excesso de LDL colesterol é um estilo de vida com pouca atividade física e uma dieta inadequada rica em gorduras saturadas ( presentes em carnes vermelhas, alimentos de origem animal), e em gorduras trans ( encontradas nas margarinas, sorvetes, alimentos industrializados).

Uma adequação da dieta pode ser suficiente para corrigir o excesso do LDL na circulação e reduzir seu risco cardiovascular. Algumas pessoas precisarão de tratamento específico para reduzir o colesterol.

Assim, convertemos o grande vilão a um necessário e bom componente corporal.

Deixe uma resposta