person holding smartphone riding airplaneFora de ordem

Por que o ouvido fica tampado no avião?

Ficar com os ouvidos tampados durante uma viagem de avião é bastante comum. Isso pode acometer a qualquer um, seja na classe econômica ou mesmo na primeira classe. Até mesmo a tripulação pode passar por isso.

Os aviões comerciais a jato, voam em altitudes onde o ar é rarefeito e por isso suas cabines são pressurizadas a fim de que possamos respirar.

Mas por que podemos sentimos o ouvido tampado e até mesmo dor?

Dentro de nossos ouvidos há uma pequena câmara de ar, dentro do osso do ouvido que é  fechada pelo tímpano; chamada caixa do tímpano. É nesta câmara que estão os menores ossinhos do corpo humano e o ar, que vem do nariz, é fundamental para que estes o tímpano vibrem e  o som possa ser conduzido até a parte mais interna do ouvido.

Em condições normais, a pressão de ar dentro da caixa do tímpano deve ser equalizada com a pressão ambiente.

Assim, seja na ascensão ou descenso da aeronave as variações da pressão de ar causam desconforto no ouvido por serem diferentes da pressão de ar de dentro do ouvido.

Os principais sintomas são sensação de ouvido tampado, desconforto e até mesmo dor. Nos casos mais graves pode haver tontura e zumbido. Nesta situação pode ocorrer um  mesmo um barotrauma com até mesmo sangramento dentro do ouvido.

Como evitar?

Bocejar, deglutir, mascar chicletes estimulam a abertura da tuba auditiva, que une o nariz aos ouvidos facilitando a equalização da pressão.

Manobras como Valsalva (Fechar o nariz e insulflar os ouvidos) ou deglutir podem a ajudar a melhorar mais rapidamente.

Tudo isso pode ser ainda mais prejudicado se o nariz estiver obstruído, uma vez que a entrada do ar no nariz e ainda a equalização das pressões fica prejudicada.

Evite viajar de nariz obstruído ou converse com seu médico como tratar para minimizar estes efeitos. Tente sempre equalizar as pressões na decolagem e aterrisagem a fim de evitar o desconforto nos ouvidos.

Categorias:Fora de ordem

Marcado como:

Deixe uma resposta