Equilibrando pratos

Ano 20/2..1

“O essencial é invisível aos olhos”

Que ano diferente este que passamos!

Como se tivéssemos dado um “pause” quando o ano estava começando, e que muito prometia por seu símbolo: 2020. Para nós, oftalmologistas, uma visão de 20/20 é aquela que enxerga TUDO beeeeeem longe.
E o tempo foi passando… Quando tudo parecia clarear, tuuuudo de novo. E acabou o ano. Aquele que nem foi…
Mas será isso mesmo?

clique abaixo para uma experiência mais imersiva

Não saímos de casa!
Se frequentávamos somente nosso quarto e cozinha, que era o que nos restava depois do dia de trabalho e locomoção, neste 2020 passamos a conhecer cada cantinho de casa. O quarto dos nossos filhos… a caminha dos pets… a varanda… a área de serviço…
Se nos encontrávamos, em casa, enquanto fazíamos o que nos restava (comer, dormir, tomar banho..), passamos a conviver: a dividir ansiedades, medos, alegrias, mau humor, tristezas… passamos a participar das aulas dos nossos filhos.. eles participavam do nosso trabalho…
Se mal havíamos tempo para nos ver no espelho, passamos a ter tempo de nos enxergar. De fazer uma faxina no que aparece e perturba. De reforçar e valorizar laços que tanto tememos perder – só valorizamos o que perdemos ou quase perdemos, fazer o quê.

Não deixou de ser um ano especial, inclusive no nosso linguajar de oftalmologistas.
Foi um tempo em que, forçosamente, passamos a direcionar esta tal visão nítida 20/20 para dentro de nós. O que nos enche de luz e o que não se importa em ficar nas sombras.

Assim nos preparamos para 2021! Para além do alcance dos olhos.
… quem sabe mais próximo do essencial.

Deixe uma resposta